Skip to content

Igreja

O útero do movimento missionário é a Igreja Local. Ela é um organismo vivo onde se nasce na fé, se recebe as primeiras porções das Escrituras, os dons são aperfeiçoados e reconhecidos e, então, aqueles que Deus chama para uma obra especial, são (ou deveriam ser) conduzidos à obediência (At. 13:1-4, Is. 66:20-21).

A Rede Sinergia é voltada para servir preferencialmente a Igreja nas ações que fortalecem a rede de envio missionário, tais como:

  • Fomentar Conselhos Missionários ou ministérios em formatos análogos (Departamento, Ministério, Grupo de Apoio à Missões etc);
  • Mentoria de pastores e líderes na área missionária;
  • Cursos e Formação;
  • Apresentação de Projetos Relevantes.

Agência

A agência missionária é um instrumento de Deus para servir à Igreja Local nas demandas logísticas da obra missionária. Ela é tão Corpo de Cristo como qualquer congregação local.

Assim como vemos pessoas com dons diferentes e grupos distintos no Novo Testamento, também temos uma parcela da Igreja que é voltada para demandas como:

  • Formação Missiológica Aplicada
  • Envio de alta complexidade (povos não alcançados ou locais desafiadores)
  • Tradução da Bíblia
  • Plantação de Igrejas em contextos inóspitos ou complexos
  • Providências em termos de encaixe em equipe de obreiros de primeiro termo

Missionário

Os missionários também podem contar com a Rede Sinergia. Uma das nossas inspirações ao nascer foi exatamente o cuidado missionário. Todavia, é preciso entender qual é o papel de cada um nessa rede de cooperação.

Antes de qualquer coisa, a palavra “Sinergia” é extraída do trecho de 3 João 1:5-8. Em Português, lemos assim:

“Amado, você tem sido fiel no que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros.

Estes deram testemunho, diante da igreja, do amor que você tem. Você fará bem encaminhando-os em sua jornada de um modo que agrada a Deus.

Pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber nada dos gentios.

Portanto, devemos acolher esses irmãos, para que nos tornemos cooperadores com eles na proclamação da verdade”.

Quando fortalecemos a rede de envio, servindo na logística missionária, mas cada um tem um papel.

  • A responsabilidade do envio e sustento missionário é da Igreja Local
  • O serviço que a agência presta deve ser cuidar do treinamento, logística, rede de apoio do missionário e acompanhamento do missionário, sua família e sua equipe.
  • O missionário deve se dedicar ao serviço com excelência, e também, prestar contas, ter hábitos saudáveis de autocuidado, se permitir pastorear e dar um testemunho à altura do nome de Deus.
  • A Rede Sinergia serve a cada um dos itens agentes citados acima, no sentido de potencializar e instrumentalizar a todos, bem como, oferecer instrumentos ações que facilitem e viabilizem os ministérios no Corpo de Cristo.

A Rede Sinergia serve a missionários com muita alegria, porém, não podemos (nem concordamos) em assumir as responsabilidades de outros agentes da rede de envio. 

Nosso chamado é (tão somente) servir quem serve.

Voluntário

A Rede Sinergia é voltada para servir missionários na ponta, ajudar igrejas a se tornarem mais efetivas na prática da missão e instrumentalizar e potencializar as agências missionárias.

Nesses campos de atuação, os principais serviços são:

  • Cuidado Integral do Missionário: inclusive com profissionais de saúde no geral;
  • Suporte em Cuidado Integral: disponibilizar locais de descanso, férias e redes de apoio;
  • Comunicação Ministerial: designers, vídeo produtores, tradutores, programadores, profissionais em TI, etc.

Enviador

Uma das pessoas mais importantes na rede de envio é aquela que, no âmbito da igreja local, efetivamente envia o missionário (normalmente o líder ou secretário de missões). Ela conduz os processos junto aos líderes da igreja,  decide o valor da oferta missionária, ajuda a levantar todos os recursos e processos necessários, etc.

Temos um profundo respeito e gratidão à sua vida. As pessoas que conhecem a Cristo no campo missionário estão espiritualmente vinculadas ao seu chamado, serviço e ministério. Sua vida glorifica a Deus entre os povos.

Queremos nos disponibilizar para servi-lo. E nosso alvo é fornecer a você materiais que facilitem seu trabalho gerando excelência.

  • EaD: Confira nossos cursos de formação
  • LCM: Conheça a Liga Conselhos Missionários do Brasil
  • Redes CIM: formamos redes de relacionamento, compartilhamento e amizade para filhos de missionário de acordo com idade, rede de pais, minicursos, etc.
  • Redes Temáticas: formamos redes de temas como adoção, doadores para projetos, cuidados de saúde, etc.

Doador

Algumas pessoas são chamadas por Deus para servir com parte das suas finanças. Vemos isso desde o ministério de Jesus (Lc. 8:1-3). Também temos exemplos como, Barnabé e Gaio, dentre outros.

Em nossa experiência no relacionamento com missionários de diversas agências, nos mais diferentes países, temos acesso a informações sobre oportunidades, necessidades, situações especiais e desafios nas mais diferentes situações.

Há momentos em que no campo missionário precisamos de barcos, milhas aéreas, campanhas especiais de traslados por situações emergenciais, roupas, material escolar, doação de alimentos e recursos financeiros.

Caso você queira colaborar financeiramente com projetos ou com produtos específicos, entre em contato conosco. Desde já agradecemos.

Fale Conosco
Fale conosco