Skip to content

Declaração de fé

1 - Cremos nas Sagradas Escrituras em sua totalidade, constituídas pelo Antigo e Novo Testamento, como sendo Palavra de Deus, sem qualquer erro nos seus escritos originais e completa revelação da Sua bondade para a salvação dos homens, tendo autoridade completa e fiel para vida e fé do crente.
2 - Cremos num único Deus, criador de todas as coisas, infinitamente perfeito, existindo eternamente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
3 - Cremos que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, tendo sido concebido por obra do Espírito Santo e nascido de Maria, ainda virgem. Morreu na cruz como sacrifício pelos nossos pecados, de acordo com as Escrituras. Posteriormente, ressuscitou corporalmente dentre os mortos e subiu ao céu, onde está à direita da Majestade nas alturas. É agora nosso sumo sacerdote e advogado e na pessoa do Espírito Santo habita no crente.
4 - Cremos no ministério do Espírito Santo. Cremos que o ministério do Espírito Santo é glorificar ao Senhor Jesus durante essa hora, convencer, regenerar, selar, habitar, guiar, instruir e encher de poder para a vida e para o serviço.
5 – Cremos que a Missão é o desenrolar da História da Redenção. Ela é uma iniciativa de Deus, graciosa, dada à Igreja e não a indivíduos. Algumas pessoas, membros ativos da Igreja, porém, serão separadas por Deus para tarefas especificas. Vemos isso nas Escrituras em pessoas como José, Ester, Daniel, Barnabé, Paulo e dezenas de outros. A igreja hoje, valida esses ministérios e em parceria com irmãos dedicados às áreas chaves e específicas, envia e pastoreia esses irmãos que se dedicam à Grande Comissão no modelo de Atos 1.8 em parceria com organizações missionárias enviadoras que atuam nas áreas de logística e formação. Na Rede Sinergia cremos que é inegociável o envio responsável do missionário pela Igreja Local, seu pastoreio e a parceria com uma agência missionária idônea.
6 – As organizações missionárias existem hoje, e sempre existiram, em toda a história da Igreja, seja ela a primitiva (na Diaconia), seja no desenvolver da Igreja romanizada (As ordens monásticas da ICAR), seja no protestantismo histórico (a partir da história de William Carey e dos primeiros avivamentos) como parte natural e vital da igreja. Não é possível afirmar que organizações missionárias, compostas por crentes nascidos de novo, dedicadas ao serviço do Senhor e a prática do discipulado de nações (Mt. 28.19-20) sejam classificadas como “para-eclesiásticas”. As agências missionárias são Igreja do Senhor, bem como as congregações locais, classificadas ou não em grupos doutrinários e/ou denominacionais. Elas não existem por uma eventual “falha” da Igreja. Elas existem porque Deus chamou a vários irmãos para tarefas específicas, para Sua glória.
7 – Cremos que seja saudável o vínculo do missionário com uma organização missionária enviadora, bem como, sob supervisão e envio formal da sua igreja local. Isso coopera na construção de um ambiente de cooperação e interdependência.
8 – Cremos que Deus é soberano, infinitamente poderoso, bom e sábio. E por essa razão, nós devemos seguir os princípios que vemos n’Ele a fim de testemunhar mais efetivamente Seu caráter. Cremos ser indispensável aos missionários viajarem para seus campos com: - A benção oficial de suas igrejas; - Seguro ou plano de saúde válido; - Sustento financeiro que contemple a ida, a permanência segura e digna e uma reserva de emergência caso ocorra um retorno eventual.
9 – Cremos que o Evangelho de Jesus Cristo é um chamado, graça e mandamento para o amor, a caridade, o serviço social e cooperação pública que vise o bem da sociedade, sem discriminação de cor, raça, credo ou condição social. Cremos que somos chamados a cooperar com os governantes, desde que esses, não se coloquem em oposição direta aos princípios e valores ordenados por Deus nas Escrituras para uma vida minimamente saudável.
10 – Cremos que é nosso papel propor soluções práticas para os desafios da sociedade, tais como, violência, abusos, escravidão, discriminação, vulnerabilidade econômica, apoio a grupos portadores de necessidades especiais, educação deficiente, orfandade e abandono infantil etc.
Fale Conosco
Fale conosco